No climatério, a mulher passa por importantes mudanças que vão levar à menopausa — nossa última menstruação. Essas alterações são causadas principalmente pela diminuição dos hormônios femininos e impactam todo o corpo, como o sistema nervoso central e também nossa estrutura física.
Com isso, torna-se necessário buscar alternativas para aliviar os sintomas incômodos, ter mais equilíbrio e garantir a qualidade de vida. Nesse sentido, muitas mulheres apostam no tratamento de reposição hormonal. Outras preferem ou precisam de uma abordagem menos invasiva e escolhem a modulação hormonal natural.
No entanto, a dúvida que fica é: quais os benefícios da modulação hormonal natural como suporte à tradicional terapia com hormônios? Quer esclarecer essa questão também? Continue a leitura que vou explicar.
Terapia de reposição hormonal e modulação hormonal natural
A terapia de reposição hormonal (TRH) com hormônios isomoleculares é uma forma de repor essas substâncias que o corpo vai deixando de produzir com o avanço da idade. Hoje se sabe que esse tratamento vai trazer bem-estar geral para essa mulher e aumentar sua expectativa de vida.
Já a modulação hormonal natural é a alternativa para quem não quer fazer a TRH, tem alguma contraindicação ou, ainda, deseja utilizá-la como complemento. Ela pode ser feita por meio do uso de fitoterápicos que têm uma ação muito boa em vários sintomas do climatério e menopausa, ajudando em vários aspectos, como o urogenital, o ósseo e muscular, do sono, entre outros.
Como funciona e quais os benefícios da modulação hormonal natural
Quando falamos em modulação, estamos falando em agir nos receptores dos hormônios de modo que eles estejam abertos a outras substâncias que impactam neles. Assim, quando a mulher faz uso dos fitoterápicos, por exemplo, ela consegue uma ação em seu receptor hormonal, que envia mensagem positiva ao corpo.
Essa abordagem natural nunca terá os mesmos efeitos que a TRH, pois não tem uma ação direta. Em vez disso, ela busca a melhoria do funcionamento dos receptores hormonais no organismo. Isso significa que o corpo recebe estímulos que ajudam a equilibrar os sistemas afetados pela queda hormonal.
Apesar disso, ela é bastante eficaz para aliviar sintomas como ondas de calor, insônia, irritabilidade, e até para proteger a saúde óssea e cardiovascular a longo prazo. Sendo assim, uma ótima estratégia é utilizá-la para potencializar os efeitos da TRH de uma maneira natural.
Por que investir na modulação natural como complemento para a TRH
A modulação hormonal natural não precisa ser vista como uma alternativa concorrente à terapia de reposição hormonal, mas sim como uma estratégia complementar. É possível alcançar resultados significativos ao combinar essas abordagens, potencializando os benefícios de ambas.
Enquanto a TRH tem uma ação direta ao repor os hormônios que o corpo deixou de produzir, a modulação natural atua nos receptores, otimizando a forma como o organismo responde aos hormônios administrados. Dessa maneira, os fitoterápicos e outros recursos naturais podem melhorar a receptividade do corpo ao tratamento hormonal, além de minimizar os efeitos colaterais que algumas mulheres sentem com a TRH.
Como você pode perceber, há ótimos benefícios da modulação hormonal natural como suporte à terapia com hormônios. No entanto, os resultados dependem de como o corpo de cada mulher funciona. Portanto, é fundamental contar com o acompanhamento médico para a escolha da melhor abordagem.
Não deixe de seguir minhas redes sociais para aprender ainda mais sobre saúde na menopausa. Aqui estão: Instagram, Facebook e Youtube.