O climatério é uma fase natural da vida da mulher, marcando a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. Ele se inicia a partir dos 35 aos 40 anos de idade, englobando a menopausa. Essa é uma transição fisiológica que traz consigo diversos sintomas, como os fogachos e as alterações de humor.

Muitas vezes, esse período está associado também à tristeza, sofrimento e envelhecimento, o que pode ser muito prejudicial para a autoestima de qualquer mulher. Porém, com o auxílio de tratamentos, é possível fortalecer a saúde, melhorar o bem-estar e alcançar mais qualidade de vida.

Nesse sentido, os fitoterápicos para o climatério são excelentes alternativas, contribuindo de forma natural com o alívio dos sintomas. Continue a leitura e entenda mais sobre seus benefícios e melhores alternativas.

A importância dos fitoterápicos para o climatério

Esse é um período de grandes transformações ocasionadas pelas alterações hormonais, que impactam todos os sistemas do corpo. As mudanças ocorrem, por exemplo:

Tendo em vista todos esses impactos, a terapia de reposição hormonal torna-se uma grande aliada, compensando essa diminuição hormonal. No entanto, algumas mulheres não podem ou preferem não fazer uso dessa abordagem, escolhendo os fitoterápicos para o climatério.

Dessa maneira, é possível realizar uma modulação hormonal por meio dessas substâncias naturais e alcançar diversos benefícios no alívio dos sintomas. Plantas ricas em fitormônios são as mais utilizadas para regular essa produção e fazer com que a saúde feminina esteja mais equilibrada durante o período.

Opções seguras para tratamento dos sintomas

Se você está em busca de uma alternativa confiável e eficaz para ajudar no controle desses sintomas, os fitoterápicos são uma ótima opção. Eles são produtos naturais, produzidos a partir de plantas medicinais e oferecem uma resposta bastante satisfatória. Confira, a seguir, algumas alternativas seguras.

Fitoterapia isolada ou associada à terapia de reposição hormonal (TRH)

Apesar de todos os pontos positivos das substâncias naturais, vale destacar que elas nunca vão proporcionar todos os benefícios da terapia de reposição hormonal. Mesmo assim, mulheres que optam por seguir apenas com a utilização isolada dos fitoterápicos para o climatério terão uma excelente resposta, principalmente nos casos mais leves.

Por outro lado, quando associados a tratamentos mais elaborados, atuam de forma a diminuir a necessidade de medicamentos. Portanto, a fitoterapia pode ser uma excelente aliada para quem utiliza a abordagem convencional, contribuindo ainda mais para o envelhecimento saudável.

Se você deseja ter mais saúde, disposição e qualidade de vida, comece a considerar essa alternativa natural. Independentemente se faz ou não a reposição hormonal, os tratamentos fitoterápicos para o climatério podem auxiliar com ainda mais alívio para os seus sintomas.

Assine minha newsletter para acompanhar todas as novidades e orientações importantes para o seu bem-estar.